Skip to main content
Energy

Infraestrutura energética da UE

Uma das principais prioridades da UE consiste em garantir que todos os europeus têm acesso a fontes de energia segura, limpa e económica.

A UE apoia projetos transfronteiras de infraestruturas energéticas de produção, armazenamento e distribuição eficientes da energia. O apoio contribui para um sistema energético mais integrado, de modo a atingir as metas energéticas climáticas da UE. Além de interligarem a infraestrutura energética da UE e integrarem tecnologias renováveis limpas no sistema energético, ajudam a reduzir a dependência das importações de energia de países terceiros.

O mapa infra mostra uma síntese dos projetos de infraestruturas energéticas e das principais fontes de energia por país da UE. Explore-o e saiba mais!

Declaração

Os projetos do mapa ilustram conquistas da UE sobre infraestruturas energéticas. A lista não é exaustiva e a inclusão dos projetos não significa que tenham primazia sobre outros, também relevantes, que a política energética da UE facilita e apoia.

Fontes de energia

Gás

O gás inclui, principalmente, o gás natural e gases derivados.

Vento

A energia cinética do vento convertida em eletricidade em turbinas eólicas.

Solar

A radiação solar explorada para obtenção de calor solar (água quente) e produção de eletricidade.

Hidro

A eletricidade criada a partir do potencial e da energia cinética da água em centrais hidroelétricas (não é incluída a eletricidade produzida em centrais de acumulação por bombagem).

Nuclear

O calor nuclear é a energia térmica produzida numa central nuclear (energia nuclear). É obtida a partir da cisão nuclear dos átomos, geralmente, do urânio e do plutónio. 

Combustíveis fósseis sólidos (carvão, turfa, etc.)

Os combustíveis sólidos são combustíveis fósseis que abrangem vários tipos de carvão e produtos sólidos derivados do carvão. São compostos por matéria vegetal carbonizada e, geralmente, têm o aspeto físico de uma rocha preta ou castanha.

Petróleo e produtos petrolíferos

Os produtos petrolíferos totais são combustíveis fósseis (geralmente, no estado líquido) e incluem o crude e todos os produtos derivados (por exemplo, depois de processado em refinarias petrolíferas), incluindo gasolina, gasóleo, fuelóleo, etc.

Biomassa

Também conhecida como biocombustíveis sólidos: material orgânico, não fóssil de origem biológica, que poderá ser utilizado para a produção de calor ou de eletricidade. Inclui: carvão; madeira e resíduos de madeira; licor negro, bagaço, resíduos de animais e outros materiais e resíduos vegetais.

Hiperligações/ligações